Hospital Alcides Carneiro bate recorde de cirurgias em agosto

Com a chegada de novos equipamentos, o Centro Cirúrgico funcionará com 100% da sua capacidade pela primeira vez

O trabalho de reestruturação do Hospital Alcides Carneiro já começou a dar frutos. A aquisição de novos equipamentos para aparelhar o Centro Cirúrgico da unidade já garantiu um aumento de 13,16% no número de procedimentos realizados entre os meses de janeiro e agosto de 2022 em um comparativo com o mesmo período do ano passado.

O recorde foi registrado no último mês de agosto, quando 581 intervenções cirúrgicas foram feitas, o que representa uma média 47,08% maior do que o mesmo mês de 2021, quando eram realizadas cerca 395 cirurgias mensais. “Estamos falando de cirurgias oncológicas, vasculares, urológicas, de hérnias, vesículas, mama e pediátricas. Esse é o maior número já registrado em um mês no hospital. Aos poucos, temos conseguido romper os gargalos em benefício da população, que é quem mais precisa”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

A média mensal de procedimentos em 2022 também é a mais alta para o período de janeiro a agosto, 447 por mês, enquanto que, no mesmo período de 2021, a média era de 395 cirurgias mensais, representando um crescimento de 29,97%. Os números, entretanto, devem ser ainda maiores até dezembro. Isso porque com a aquisição dos novos equipamentos, mais uma sala cirúrgica será aberta no Hospital nos próximos dias.

Bomtempo, que foi acompanhar pessoalmente um turno de cirurgias, comemorou o resultado. “Além de ampliarmos o número de cirurgias durante a semana, também passamos a realizar os procedimentos aos sábados para atender a alta demanda da cidade, inclusive a reprimida desde 2019, quando tiveram início as restrições por causa da pandemia de Covid-19. São esforços que visam o conforto e o bem estar dos pacientes”, completa o prefeito.

“A aumento das cirurgias reflete o investimento que temos feito em pessoal, equipamentos e insumos, visando acelerar a realização dos procedimentos para os pacientes que precisam da rede pública de saúde em Petrópolis”, declarou o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

“Com o planejamento que realizamos, estamos confiantes de que vamos reduzir bastante as filas ao longo dos próximos meses. Nos próximos dias, com a chegada de novos equipamentos e a abertura de mais uma sala, o Centro Cirúrgico funcionará pela primeira vez com 100% da sua capacidade, ampliando ainda mais a oferta de cirurgias para a população”, afirmou o diretor-presidente do Sehac, Ricardo Patuléa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *