Janeiro Verde terá dia exclusivo de consultas e exames preventivos no Hospital Alcides Carneiro

Mulheres com idade entre 25 e 59 anos residentes no município poderão marcar suas consultas por telefone sem necessidade de encaminhamento

O Hospital Alcides Carneiro já está preparado para o Dia D do Janeiro Verde, campanha voltada para a conscientização sobre o câncer do colo do útero. No dia 28, sábado, a Prefeitura, por meio do Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro – Sehac, realizará 60 consultas em saúde da mulher e exames preventivos histopatológicos (papanicolau) em mulheres de 25 a 59 anos, residentes no município. O atendimento deverá ser agendado por telefone (2236.6600 ramal 306 ou 235) e não é necessário encaminhamento.

O prefeito Rubens Bomtempo destacou o papel da campanha: “O câncer do colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente nas mulheres, ficando atrás apenas dos de mama e do colorretal, além de ser a quarta maior causa de morte por câncer entre a população feminina no Brasil. A conscientização é de extrema importância, visto que a descoberta pode ser feita logo no início, por meio de exames simples de rotina e tratado de forma precoce, o que aumenta bastante os índices de cura.”

“Além dos exames histopatológicos, esta ação também tem a função de prestar orientações às pacientes, como por exemplo, esclarecer fatores de risco para o desenvolvimento da doença, como a não utilização de preservativos, tabagismo, doenças imunosupressoras, entre outros”, explicou o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

“Temos trabalhado intensamente para fortalecer as campanhas temáticas de conscientização junto à população. Da mesma forma que desenvolvemos atividades no Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Laranja, precisamos reforçar os cuidados com o câncer do colo do útero no Janeiro Verde, especialmente por se tratar de uma doença que progride lentamente, e que pode não apresentar sintomas”, frisou o diretor-presidente do Sehac, Ricardo Patuléa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *