Prefeitura adquire novos enxovais e colchões para as Upas

A Prefeitura, através do Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro (Sehac), finalizou a compra em caráter emergencial de novos enxovais e colchões destinados às Upas Centro, Cascatinha e Itaipava. Ao todo, foram comprados 300 lençóis e 300 fronhas em tecido cretone 100% algodão, 250 cobertores de microfibra, 300 camisolas hospitalares transpassadas, 60 colchões de maca e 180 capotes cirúrgicos em brim grosso destinados aos pacientes internados nas três unidades.

O Prefeito Rubens Bomtempo comemorou a aquisição. “Estamos muito satisfeitos em poder oferecer mais conforto e segurança aos pacientes, que precisam de um cuidado ainda maior nestes períodos mais frios. Com planejamento e muita responsabilidade, estamos conseguindo reverter muitos problemas que encontramos na saúde municipal e devolver a dignidade à população que necessita da rede pública”, frisou.

A chegada do material faz parte da Operação Inverno, que consiste em um conjunto de medidas tomadas pela Secretaria de Saúde em conjunto com o Sehac para minimizar os impactos do frio na saúde pública do município, além de fazerem parte do planejamento de recomposição estrutural das unidades de pronto atendimento.

A renovação dos insumos é resultado de um levantamento geral e da reorganização da hotelaria das unidades a pedido do Prefeito Rubens Bomtempo. Iniciado em dezembro, este trabalho já garantiu a compra de 800 peças novas – entre lençóis e cobertores – para os pacientes do Hospital Alcides Carneiro (HAC). Até a distribuição destes artigos, os pacientes precisavam levar suas próprias roupas de cama para as unidades devido à escassez e ao mau estado das fornecidas pelo HAC e pelas Upas até então.

Também foi aberto um processo licitatório para a compra de 900 toalhas de banho e outras 900 de rosto, que serão distribuídas também entre o HAC e as Upas, onde os pacientes precisavam se secar de forma improvisada com lençóis.

O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, enfatizou a importância da aquisição. “A prestação de assistência deve estar atenta a todos os detalhes, e esses cuidados não passaram despercebidos. Temos um compromisso com o bem-estar dos pacientes e buscamos renovar estes enxovais rapidamente para garantir que a população não sofra com o frio, que este ano chegou mais cedo”, disse.

O diretor-presidente do Sehac, Ricardo Patuléa, destacou o esforço da Prefeitura e do Sehac. “Quando assumimos a gestão do Hospital e das Upas, em dezembro, constatamos uma deficiência enorme nos materiais de hotelaria, que foi abandonada em um estado precário. Faltavam cobertores, lençóis e colchões e, dentre os poucos que encontramos, quase todos se encontravam rasgados ou se desfazendo. Realizamos então uma extensa avaliação da situação para poder oferecer enxovais adequados aos pacientes, que agora vão dispor de materiais de qualidade, tanto no Alcides Carneiro quanto nas Upas“, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *