Prefeitura celebra aniversário do Banco de Leite do HAC

O Banco de Leite Humano do Hospital Alcides Carneiro completou, nesta quarta-feira (23), um ano de inauguração. Desde o início de 2023, foram 345 bebês internados na UTI Neonatal da unidade, atendidos pelo serviço. A assistência foi possível graças à colaboração de 197 mulheres que se dispuseram e procuraram a unidade para doar o alimento.

“Foi um ano de dedicação ao aprimoramento deste serviço e estamos contentes com os resultados alcançados. Entre os meses de janeiro e final do mês de julho, foram mais de 106 litros de leite humano coletados. Ou seja, este espaço é de vital importância para os bebês do HAC, principalmente aqueles da UTI Neonatal e os que enfrentam desafios na amamentação.”, disse o prefeito Rubens Bomtempo. Além da infraestrutura, a unidade conta com equipes de médicos pediatras, ginecologistas, nutricionistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem. “Eles oferecem toda a assistência essencial para mães e bebês”, completa o prefeito.

O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, reforça que o Brasil possui a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano global, e o Hospital Alcides Carneiro é parte essencial dessa rede. “É motivo de grande orgulho para Petrópolis contar com um espaço tão bem estruturado e uma equipe altamente qualificada no âmbito do Sistema Único de Saúde. O número de bebês atendidos, mostram a importância e a necessidade desse serviço na nossa cidade”, celebra

“Cada um dos projetos que implementamos e disponibilizamos à comunidade nos enche de satisfação, pois estamos não apenas revitalizando a rede de saúde pública de Petrópolis, mas também aprimorando a qualidade dos serviços e instalações em nossas unidades. Este banco de leite é um exemplo de solidariedade e compromisso com a saúde dos recém-nascidos “, declarou o diretor-presidente do Sehac, Ricardo Patuléa

O banco de leite, conforme destaca o prefeito Rubens Bomtempo, é um exemplo de parceria entre a Secretaria de Saúde, por meio do Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro (Sehac), e a UNIFASE/FMP. “Ele está devidamente equipado e atende a todas as regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Seu propósito é coletar, armazenar, processar e distribuir o leite materno doado aos bebês da UTI Neonatal do HAC, além de oferecer suporte abrangente, desde a conscientização sobre a importância do aleitamento materno até intervenções assistenciais para mães e bebês”, conclui o prefeito.

O atendimento ao público externo ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. As mães lactantes interessadas em doar podem entrar em contato com a equipe do Banco de Leite Humano pelo telefone (24) 2236-6600 (Ramal 264) ou pelo e-mail bancodeleite@alcidescarneiro.com, onde receberão orientações detalhadas sobre a ordenha, armazenamento e transporte do leite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *